Notícias

Sete em cada dez técnicos formados estão empregados, diz estudo

  • 20 de janeiro de 2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – divulgou recentemente um estudo que afirma que cerca de sete em cada dez formados em cursos técnicos no país estão empregados. O estudo revela, ainda, que taxa de empregabilidade supera 80% entre profissionais que concluíram cursos, em 2017, em áreas como meio ambiente e tecnologia da informação.

De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do SENAI, painel 2017-2019, 86,8% dos alunos que se formaram em cursos técnicos na área de Meio Ambiente encontraram emprego durante ou após a realização do curso. Para cursos técnicos na área de Tecnologia da Informação, o índice de alunos empregados no mesmo período foi de 86,4%, seguido pelos setores de Logística, com 72,9%, e de Segurança do Trabalho, com 71,4%.

Na visão do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o resultado pode ser atribuído ao fato de que, mesmo em tempos de dificuldade econômica, os setores que apresentaram alta são mais intensivos em tecnologia, e, por isso, apresentam demanda constante por profissionais qualificados. “A oferta de educação profissional sempre deve ser alinhada à demanda do setor produtivo. A pesquisa mostra que o SENAI formou profissionais com as competências requeridas pela indústria, o que permitiu maior empregabilidade mesmo em momentos de crise”, afirma Lucchesi.

Outras áreas que se destacaram no nível de empregabilidade foram: Refrigeração e climatização,70,5% e Gestão, 67,9%.

Veja abaixo o infográfico produzido pelo SENAI sobre esta pesquisa:

Leia a reportagem completa no site do SENAI.

Comentar