Notícias

Profissão de Técnico em Mecânica se mantém em alta mesmo na crise

  • 22 de janeiro de 2020

Confira no vídeo abaixo uma reportagem  do Canal Futura sobre a importância da profissão de Técnico em Mecânica para a sociedade como um todo,  abrangendo desde os pequenos serviços domésticos, até toda a cadeia industrial. A demanda, segundo a reportagem, é constante e imune às crises, pois se trata de uma área essencial em todos os setores da sociedade.

Sobre a profissão*

A profissão de Técnico em Mecânica é regularizada e fiscalizada em níveis estadual (pelo CRT -Conselho Regional dos Técnicos Industriais) e federal (CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais), sendo que o profissional deve estar registrado nestes órgãos para exercer plenamente a profissão e apresentar-se por seu título profissional .

Um técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtosferramentasmáquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança; controla processos de fabricação; aplica técnicas de medição e ensaios; especifica materiais para construção mecânica dentre outras atribuições, podendo usar sua formação para emitir laudos técnicospara patentes e registros. Os mercados de trabalho para um Mecânico de Nível Técnico estão principalmente na Indústria, nas fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em prestadoras de serviços e empresas cuja funcionalidade abrange a área.

*Com informações do Wikpedia

Comentar