As boas práticas de gestão do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) foram apresentadas em evento de integração da autarquia federal com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03). Os trabalhos realizados nesta quinta-feira (20), no auditório do Serviço Nacional da Industria (Senai), em Recife (PE), foram coordenados pela junta interventora responsável pela administração do regional que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
O presidente do CFT, Solomar Rockembach, e os diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas) prestigiaram as palestras e apresentações que destacaram a responsabilidade coletiva com princípios da gestão pública, com a valorização profissional e proteção da sociedade.
Luzimar Pereira, ao lado dos demais membros da junta interventora, indicada pelo CFT – Genilda Bernardino e Gabriel Miranda – destaca que o conhecimento compartilhado é um importante instrumento de trabalhos para os novos gestores e equipes do CRT-03.
“Este trabalho tem por finalidade orientar os novos gestores e as equipes de trabalho, visando a continuidade do bom atendimento aos técnicos industriais desta importante região, a responsabilidade com o dinheiro público e o compromisso com fiscalização educativa e orientativa no âmbito do exercício legal da profissão”.
Controle externo
A primeira palestra foi do auditor- chefe da Auditoria Especializada em Transferência de Recursos da União (AudTransferências) do Tribunal de Contas da União (TCU). Lincol Lemos Maciel pontuou que o respeito aos princípios básicos da impessoalidade, legalidade, eficiência, moralidade e da publicidade são fundamentais para o êxito de uma boa gestão.
O auditor que também representa o TCU nas relações institucionais, no estado de Pernambuco, ressaltou que a fiscalização do órgão busca garantir a regularidade e a efetividade na aplicação dos recursos públicos, estados, municípios, entidades privadas sem fins lucrativos e conselhos de fiscalização profissional
Boas práticas de gestão
A gerente administrativa ressaltou as boas práticas de gestão e a importância da execução das metas do planejamento estratégico. “A palavra planejamento precisa, necessariamente, permear a administração pública, assim como preconiza a nova lei de licitações”. Camila Miguel Gonçalves ressaltou ainda que as ações e projetos desenvolvidos no âmbito interno e externo, promovem a excelência do serviço público prestado aos técnicos industriais e à sociedade, e podem ser incorporados por todos os conselhos regionais dos técnicos industriais (CFT).
Gestão e fiscalização de contratos
Shayra Zagre, procuradora jurídica e gerente geral interina do CFT, palestrou sobre gestão e fiscalização de contratos. Profissional pós-graduada em gestão pública, certificada em controladoria, governança e compliance, ressaltou que a responsabilidade na aplicação do recursos públicos e a qualidade das atividades finalísticas do conselho de classe que abrange as 27 unidades da Federação, está atrelada aos processos de gestão e fiscalização dos contratos administrativos.
Posse
Nesta sexta-feira (21) a programação prevê a posse da nova diretoria e membros do Plenário do CFT.
*Com informações do portal do CFT
Últimas notícias
As boas práticas de gestão do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) foram apresentadas em evento de integração da autarquia federal com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03). Os trabalhos realizados nesta quinta-feira (20), no auditório do Serviço Nacional da Industria (Senai), em Recife (PE), foram coordenados pela junta interventora responsável pela administração do regional que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
O presidente do CFT, Solomar Rockembach, e os diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas) prestigiaram as palestras e apresentações que destacaram a responsabilidade coletiva com princípios da gestão pública, com a valorização profissional e proteção da sociedade.
Luzimar Pereira, ao lado dos demais membros da junta interventora, indicada pelo CFT – Genilda Bernardino e Gabriel Miranda – destaca que o conhecimento compartilhado é um importante instrumento de trabalhos para os novos gestores e equipes do CRT-03.
“Este trabalho tem por finalidade orientar os novos gestores e as equipes de trabalho, visando a continuidade do bom atendimento aos técnicos industriais desta importante região, a responsabilidade com o dinheiro público e o compromisso com fiscalização educativa e orientativa no âmbito do exercício legal da profissão”.
Controle externo
A primeira palestra foi do auditor- chefe da Auditoria Especializada em Transferência de Recursos da União (AudTransferências) do Tribunal de Contas da União (TCU). Lincol Lemos Maciel pontuou que o respeito aos princípios básicos da impessoalidade, legalidade, eficiência, moralidade e da publicidade são fundamentais para o êxito de uma boa gestão.
O auditor que também representa o TCU nas relações institucionais, no estado de Pernambuco, ressaltou que a fiscalização do órgão busca garantir a regularidade e a efetividade na aplicação dos recursos públicos, estados, municípios, entidades privadas sem fins lucrativos e conselhos de fiscalização profissional
Boas práticas de gestão
A gerente administrativa ressaltou as boas práticas de gestão e a importância da execução das metas do planejamento estratégico. “A palavra planejamento precisa, necessariamente, permear a administração pública, assim como preconiza a nova lei de licitações”. Camila Miguel Gonçalves ressaltou ainda que as ações e projetos desenvolvidos no âmbito interno e externo, promovem a excelência do serviço público prestado aos técnicos industriais e à sociedade, e podem ser incorporados por todos os conselhos regionais dos técnicos industriais (CFT).
Gestão e fiscalização de contratos
Shayra Zagre, procuradora jurídica e gerente geral interina do CFT, palestrou sobre gestão e fiscalização de contratos. Profissional pós-graduada em gestão pública, certificada em controladoria, governança e compliance, ressaltou que a responsabilidade na aplicação do recursos públicos e a qualidade das atividades finalísticas do conselho de classe que abrange as 27 unidades da Federação, está atrelada aos processos de gestão e fiscalização dos contratos administrativos.
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Nesta sexta-feira (21) a programação prevê a posse da nova diretoria e membros do Plenário do CFT.
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